25/10/2008

PRELIMINARES >> Atlético PR X Cruzeiro


por Emanoel Ferreira

Cruzeiro e Atlético-PR entram no gramado da Arena da Baixada, neste sábado, às 18h20, em Curitiba, obrigados a vencer para alimentarem sonhos bem distintos nessa reta final de Campeonato Brasileiro. Pressionada por vitórias de Grêmio, São Paulo e Flamengo, adversários na briga pelo título, a equipe celeste necessita do triunfo para recuperar a vice-liderança e receber os gaúchos, na quarta-feira, em condições de assumir o primeiro lugar. No caso do Furacão, a pressão aumentou depois que o Vasco surpreendeu o Goiás e pulou da lanterna para a 18ª posição. Um tropeço em casa pode resultar na queda para a última posição.

O Atlético está há cinco jogos sem vencer e não pode adiar mais a reação sob o risco de ser rebaixado. A vitória do também ameaçado Vasco sobre o Goiás, em Goiânia, na quarta-feira, fez o time de Geninho cair da 18ª para a 19ª posição. Uma vitória sobre o Cruzeiro e uma combinação de resultados poderia amenizar o quadro temporariamente com a saída da zona de descenso. Por outro lado, um simples empate gera o risco de ida para a lanterna.

O torcedor atleticano promete incentivo incondicional ao time nos 90 minutos para tentar ajudá-lo a reverter a situação no Campeonato Brasileiro. Uma das ações de apoio previstas para este sábado, sugerida pelo movimento “Resgate Atleticano”, é um abraço simbólico à Arena.

A despeito dessa comoção, o técnico Geninho só vê problemas pela frente. O Atlético vai a campo sem nove titulares e dois suplentes imediatos. São cinco atletas suspensos e seis contundidos. As boas notícias são os retornos do volante Valencia e do atacante Rafael Moura, livres de suspensão automática.

Comparado ao Atlético-PR, seria normal dizer que a posição do Cruzeiro é confortável. Mas nem tanto. É que os mineiros estão na briga pelo título e foram pressionados pelas vitórias dos concorrentes Grêmio, São Paulo e Flamengo na abertura da rodada. Com 55 pontos, o time de Adílson Batista caiu para a terceira posição, um ponto atrás dos paulistas e quatro dos gaúchos. A vantagem sobre os cariocas é o número de vitórias.

O Cruzeiro precisa sair da Arena com um triunfo para recuperar a vice-liderança e enfrentar o Grêmio, quarta-feira à noite, no Mineirão, em condições de assumir a liderança e de depender apenas dos seus esforços para conquistar mais um título nacional.

“Sei das dificuldades, mas o Cruzeiro vem jogando bem, é possível fazer um grande jogo e vencê-los. Precisamos fazer a nossa parte fora para que a gente vá em busca do objetivo maior que é chegar em primeiro”, disse Adílson Batista. Por ironia do destino, a missão é contra o clube que o revelou para o futebol, em 1988. “É um adversário tradicional, grande, tenho um respeito muito grande pelo Atlético, foi lá que iniciei, mas nós temos um objetivo. Hoje eu trabalho pelo Cruzeiro”.


Os jogadores sabem que a forte concorrência desse Brasileiro não dá margem para mais erros. Thiago Ribeiro aposta na agressividade do Cruzeiro para levar a melhor como visitante. “A gente tem que ter na nossa cabeça que chegamos numa reta final, não podemos mais errar, a gente espera fazer o melhor e, no final, vencer e conseguir o título. Cada jogo vai ser uma guerra e temos que entrar para vencer de qualquer jeito”, disse o atacante.


O Cruzeiro entrará em campo motivado por três vitórias seguidas, contra Sport, Ipatinga e o Atlético, e ainda pela chegada de alguns reforços na delegação: o zagueiro Espinoza e o meia Wagner são os mais cotados para iniciar a partida. O lateral-esquerdo Jadílson deve ficar como opção pelo bom momento de Fernandinho.


Equilíbrio

O jogo deste sábado é o tira-teima do confronto entre Cruzeiro e Atlético na Arena da Baixada. São três vitórias e 18 gols para cada lado e três empates.

O retrospecto geral aponta superioridade do Cruzeiro, com 16 vitórias, 13 empates e nove derrotas. Pelo Brasileiro já houve 26 duelos, com nove triunfos celestes e sete atleticanos.

FALE CONOSCO - cruzeironews@rocketmail.com
.....................

Nenhum comentário:


A COLUNA PALAVRA DO AUTOR É UMA POSTAGEM PERIÓDICA ONDE O CRIADOR DO CRUZEIRO NEWS (EMANOEL FERREIRA) EXPRESSA SUAS OPINIÕES.
FALA COM ELE: emanoelferreira@ymail.com

BLOGS QUE INDICAMOS:

Powered By Blogger